sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia D-Mobilização para o abaixo assinado no MLM




No próximo dia 30 de março, o Movimento Landell de Moura (MLM) convida todo(a)s para o engajamento ao Dia de Adesão em Massa ao abaixo-assinado eletrônico que pretende o reconhecimento oficial dos feitos científicos do padre Roberto Landell de Moura, verdadeiro inventor do rádio e pioneiro das telecomunicações, o Movimento Landell de Moura (MLM) vai promover. A iniciativa que conta com o apoio e divulgação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do gabinete de Inovação e Tecnologia – INOVAPOA e outras instituições gaúchas: aqui cada entidade pode especificar sua entidade e outras que anexei no fim deste texto.As adesões podem ser feitas através do site www.mlm.landelldemoura.qsl.br.
No ano em que se celebra o sesquicentenário do nascimento em Porto Alegre do padre Landell, o MLM acredita que é chegada a hora do Governo brasileiro valorizar a ciência e a memória nacional resgatando do anonimato esse gênio que efetuou transmissões pioneiras no mundo da voz humana à distância sem fios, ou seja, o rádio tal como o conhecemos, projetou a televisão e o teletipo muitos anos antes de outros cientistas e foi um dos precursores da invenção do controle remoto pelo rádio.
Padre Landell realizou experiências públicas, obteve patentes no Brasil e nos Estados Unidos, mas não recebeu apoio para colocar as suas invenções no mercado. Foi ignorado em seu tempo e é pouco conhecido nos dias atuais. Assim como o Brasil reconhece que Santos Dumont é o Pai da Aviação, é importante que as gerações atuais e futuras aprendam quem foi e o que fez Landell de Moura. Para tanto, será necessária a inclusão da sua obra científica no currículo escolar obrigatório.
O site do MLM contém dados e documentos relativos às invenções do Padre Landell, além da bibliografia existente e links para outros sites que relatam os feitos do cientista. O MLM é uma iniciativa de voluntários que apostam no talento brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário